domingo, 8 de dezembro de 2013

Reações de Combustão

Combustão  é uma reação química exotérmica entre uma substância - o combustível e um gás -o comburente, geralmente o oxigênio, para liberar calor e luz.
Durante a reação de combustão são formados diversos produtos resultantes da combinação dos átomos dos reagentes. No caso da queima em ar de hidrocarbonetos são formados centenas de compostos, por exemplo CO2, CO, H2O, H2,CH4, NOx, SOx, etc.
Na indústria, as reações de combustão acontecem a todo o momento e possuem finalidades variadas: desde a geração de vapor para movimentar turbinas e equipamentos, até o fornecimento de energia para iniciar novas reações. E, como a oxidação completa dos combustíveis libera mais energia que a parcial, a mesma se faz mais desejável.

Combustível:
Um combustível é qualquer substância que reage com o oxigênio (ou outro comburente) liberando energia,  na forma de calor, chamas e gases. 






ex : carvão, a madeira, turfa, gasolina, gasóleo...








Comburente:
Comburente são elementos qe associando-se quimicamente ao combustível, é capaz de fazê-lo entrar em combustão na presença de uma fonte de calor inicial. O principal comburente é o oxigénio. Se não houver comburente a combustão não se realiza, como demonstra esta imagem:

ex: oxigénio, cloro, enxofre, flúor...



Energia de ativação:
Energia de ativação também é necessária para ocorrer combustão. É preciso fornecer uma certa quantidade de energia, geralmente na forma de calor, que favoreça o encontro e a colisão entre as substâncias da combustão.
ex: isqueiro, fósforo..


Ex. de uma combustão ( metano ) :








Sem comentários:

Enviar um comentário